Encerra-se nesta quarta-feira, 16, um período que marcou a história do Supremo Tribunal Federal. A primeira mulher indicada para o Supremo e também primeira a presidir a Corte, transmitirá o cargo para o ministro Gilmar Mendes no próximo dia 23.

"O sucesso alcançado pela presidente mostra que todas as expectativas quanto à sua gestão frente ao Supremo Tribunal Federal foram confirmadas", ressaltou o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, ao acompanhar as homenagens para a ministra Ellen Gracie.

Antonio Fernando lembrou do discurso que proferiu na posse da ministra na presidência do STF, em 2006, em que ele salientou os reconhecidos talentos intelectuais e de gerenciamento de Ellen Gracie.

Visivelmente emocionada com o momento e com as homenagens de seus colegas, a ministra Ellen Gracie ressaltou a honra que teve em presidir a mais alta Corte de Justiça do país. Ela fez questão de agradecer o apoio de todos os ministros, de seus auxiliares e de todos os servidores da casa, sempre “incansáveis em seu trabalho”.

Ellen Gracie mencionou também a atuação firme e isenta do Ministério Público e dos advogados “que militam com denodo, defendendo com ardor as causas de seus clientes”. Para a presidente, esses são fatores que contribuem para que o STF cresça e se firme cada vez mais no cenário nacional.

Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.