É comemorado nesta terça-feira, 08, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, as estimativas apontam para 466.730 novos casos de câncer. Os tipos mais incidentes são os cânceres de pele e os de próstata e de pulmão, no sexo masculino, e os de mama e de colo do útero, no sexo feminino.

Especialistas afirmam que a grande dificuldade para enfrentar a doença é despertar a consciência da população para a importância da prevenção. A falta de exames regulares, tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, bem como melhorias nas dietas alimentares, poderiam diminuir essas estatíticas.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior desenvolve junto à sociedade uma série de atividades preventivas, como divulgação de métodos de auto-exame, realização de procedimentos e parcerias com a Secretaria de Saúde do Município de Gravatá com os alunos de enfermagem e Biomedicina. No último dia Mundial da Saúde, 07 de abril, os discentes realizaram uma ação na praça do estudante José Heleno Torres, em frente à Instituição.

Leia mais sobre o assunto:
País terá mais de 1 milhão de casos de câncer até 2009; 
Graças à pílula, 100 mil mortes por câncer de ovário foram evitadas;