Comemorando o Dia Mundial da Saúde 2008, a Organização Mundial da Saúde, OMS, faz um alerta. Entre as recomendações feitas pela agência das Nações Unidas, o aquecimento global foi lembrado por trazer impactos para a saúde pública de todos os países e só através da colaboração internacional esse desafio poderá ser vencido.

O fortalecimento da vigilância sanitária e o controle de enfermidades infecciosas foram os principais problemas apontados. Com o aquecimento planetário, as autoridades de saúde temem que doenças tipicamente tropicais, como malária e dengue, atinjam os países hoje mais frios do Hemisfério Norte. A poluição do ar promete mais casos de asmas, bronquites e outros problemas de ordem respiratória, além de alergias. Também devem aumentar os casos de doenças ligadas ao estresse, que afetam coração, circulação e pulmões.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirma que se as mudanças climáticas não forem combatidas, os suprimentos de comida, ar e água estão sob risco. Ela também recomenda o fortalecimento da infra-estrutura de saúde em países pobres e em desenvolvimento.

O maior impacto deve ser visto em regiões rurais e remotas, que serão as primeiras a receber o impacto climático, alerta a OMS.

Com informações do Portal de Notícias G1.