Alunos do sétimo período do curso de Biomedicina visitaram no dia no último dia 25 de março, o Centro Regional de Hemodiálise, em Caruaru. A visita faz parte do projeto de educação continuada da disciplina Análise de água ministrada pelo Prof. Agenor  Jácome.

A clínica, dirigida pela Dra. Wilna Vilar, foi apresentada aos alunos pela Dra. Lúcia Villanova que acompanhou os mesmos através das instalações do centro e mostrou o funcionamento de todos os setores, se prestando a tirar dúvidas sobre a clínica e hemodiálise.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o aparelho de osmose reversa, responsável por manter a qualidade da água para os pacientes dialisados. A monitora Anne Priscilla Lins Nazaré achou a visita incrível: “É muito bom ver de perto aquilo que nós só vemos na teoria. Foi muito bom", declarou a discente.

O Prof. Agenor sentiu-se satisfeito com os resultados: "Acredito que a educação continuada é de extrema importância para a formação de um bom profissional. Ver na prática aquilo que se dá na teoria fortalece os conceitos. Além de que a visita a clínica de hemodiálise em Caruaru é um marco para a análise de água e para a biomedicina mostrando que muita coisa mudou desde a tragédia ocorrida em 1996, na qual mais de 60 pacientes faleceram vítimas da contaminação da água de hemodiálise com uma toxina produzida por uma microalga. A superação da tragédia é eminente", concluiu.