Será inaugurado hoje, no Rio de Janeiro uma escultura em homenagem ao estudante Edson Luis Lima Souto, morto pela ditadura militar em 28 de março de 1968, e a todos os que lutaram pela democracia no Brasil.

O secundarista Edson Luis ficou como um marco das mobilizações estudantis de 1968. Com 18 anos, ele foi morto com um tiro no peito, disparado à queima-roupa por um tenente da Polícia Militar, no Restaurante Calabouço

O evento será realizado no auditório da Casa do Estudante do Brasil, que fica em frente a Praça Ana Amélia, entre a Avenida Churchill e a Rua Santa Luzia.

Após a inauguração da escultura, está prevista uma passeata até o terreno da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Aterro do Flamengo, onde será aberta a exposição fotográfica Direito à Memória e à Verdade – a Ditadura no Brasil 1964 – 1985.