Durante o 19º Congresso de Odontologia de Pernambuco, Copeo, um grupo muito animado da Asces realizou uma apresentação de painel importante. O projeto Mestres do Sorriso, formado por professores e alunos do curso de Odontologia deixou o evento e foi até o hospital do câncer realizar uma apresentação especial.

Não houve tristeza durante a visita e as palavras de ordem foram brincadeiras e descontração. Além da usual palestra sobre saúde bucal, o grupo caracterizado de palhaços distribuiu escovas e cremes dentais e ensinou técnicas de escovação e a importância da higiene bucal para as crianças e seus responsáveis.

“O projeto que foi pensado para acontecer com visitação a hospitais, em 2006, acabou não se concretizando, até que no segundo semestre de 2007 percebemos a necessidade de ajudar as pessoas tanto com orientação quanto com diversão”, comenta a odontóloga Renata Lúcia Cabral.

A participação dos alunos tornou o projeto uma atividade de extensão para o curso de Odontologia. Para a composição do primeiro grupo foram abertas 15 vagas e os coordenadores receberam mais de 100 inscrições. Hoje participam do projeto 12 alunos de Odontologia e oito de Enfermagem.

“É uma satisfação muito grande desenvolver um trabalho como o ‘Mestres do Sorriso’. Saímos com a missão de ajudar as pessoas e quando terminamos parece que eles nos ajudaram. É extremamente gratificante”, declara a docente.

Mestres do Sorriso é coordenado pelas professoras Renata Cabral e Angéllica Falcão Leite.