A 30ª Olimpíada Brasileira de Matemática, que envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o Brasil, recebe inscrições até o dia 5 de maio.

A participação dos estudantes é dividida em quatro níveis, de acordo com a escolaridade: alunos do 6º ou 7º anos do ensino fundamental; alunos do 8º ou 9º anos do ensino fundamental; alunos de qualquer série do ensino médio; e alunos de nível universitário que ainda não tenham concluído o curso superior.

Para os três primeiros níveis, a primeira fase será realizada dia 14 de junho, a segunda fase no dia 13 de setembro e a terceira fase nos dias 25 e 26 de outubro. Os inscritos no nível universitário serão submetidos apenas às duas últimas fases, nas mesmas datas.

As olimpíadas de matemática têm uma única modalidade: todos os participantes de um mesmo nível fazem a mesma prova e a premiação é distribuída segundo percentuais de acerto.

Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 12ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2009. Do torneio nacional são selecionadas as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas de caráter internacional.

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.

Mais informações: www.obm.org.br.