Resgatar e preservar a história da odontologia em Caruaru e região. Esse é o principal objetivo da Academia Caruaruense de Odontologia, que será implantada no início de abril. Tudo começou em 25 de outubro do ano passado, data em que se comemora o Dia do Dentista. A idéia partiu de Renato Cabral, cirurgião-dentista, preocupado em manter vivos os registros da classe de odontólogos, formados desde 1973.

“Caruaru é muito rica de história, mas ao mesmo tempo pobre em resgate desses fatos. Nossa missão é torná-los acessíveis a toda população porque não existe presente sem passado”, contou Renato Cabral. Ele ressaltou que o espaço irá desenvolver, além de outras atividades, a catalogação de todos os dentistas que atuam ou atuaram na cidade há 150 anos.  

Atualmente, a academia já funciona com 27 integrantes e a expectativa é que o número de participantes chegue a 40. O critério para a escolha dos patronos se deu através de pesquisas em documentos históricos, com fatos e personalidades da Odontologia da região. Feito o levantamento dos nomes, os fundadores elegeram como patronos os dentistas já falecidos que tiveram um papel de destaque, como os sócios fundadores da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). “A instalação da Faculdade de Odontologia de Caruaru e de Direito foi um marco na história do município”, destacou Cabral.

A data da sessão solene para implantação da academia será marcada quando for definida a aprovação dos estatutos da instituição, que estão sendo trabalhados pelos fundadores. A entidade funciona na Associação Caruaruense dos Cirurgiões Dentistas, no bairro Maurício de Nassau.

Matéria publicada na Folha de Pernambuco 19/03.