Dormir bem é muito importante para a saúde do corpo e da mente. Essa foi a principal constatação de uma pesquisa realizada na Universidade Duke, nos Estados Unidos. A outra, e não menos importante, é que problemas com o sono podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares nas mulheres.

Através de questionários, cientistas entrevistaram mais de 200 voluntários, homens e mulheres, de meia idade, sem doenças conhecidas ou utilização de medicamentos de forma regular. No questionário foi avaliado a qualidade do sono e fatores, como depressão, raiva, e suporte emocional da família.

Além do questionário foram retiradas amostras de sangue para determinação dos níveis de substâncias que são conhecidas como marcadores de risco para doenças cardíacas e diabetes, incluindo exames de glicose, insulina, fibrinogênio, além de indicadores de inflamação, Interleucina 6 e proteína C reativa.

A má notícia para as mulheres veio com o cruzamento dos dados do questionário com os resultados laboratoriais e as avaliações psicológicas.

Dormir mal traz alterações de humor e depressão mais intensamente para as mulheres do que para os homens. Da mesma forma, os marcadores de risco cardiovascular estavam elevados nas mulheres que dormiam pior e que tinham os problemas emocionais mais intensos.

Com informações do Portal de Informações G1.