Um professor de química com um hobby bastante diferente. Neste domingo, 09, o farmacêutico e professor de Química da Asces, Valderes Moraes de Almeida, participará do Campeonato Brasileiro de Triatlon de Longa distância.

A competição que acontece em Guarapari (ES) reunirá aproximadamente 300 atletas. Valderes será um dos seis que estarão representando Pernambuco na prova. Ele que deu início aos seus treinamentos em triatlon, há dois anos, competirá pela faixa etária que compreende de 30 a 34 anos. “Estou focado a um bom tempo, pensando nesta competição”, disse Valderes.

Pra quem achar que o triatlon de longa distância é moleza, só é pensar em três quilômetros de natação em mar aberto, 80 quilômetros de ciclismo e 20 quilômetros de corrida. “A prova deve durar em média umas cinco horas”, lembrou o docente.

A premiação está em torno de 15 mil entre as faixas, mas o melhor é que a prova é seletiva para o campeonato mundial, desse tipo de distância, que acontecerá em agosto na Holanda. “A vontade de ganhar e carimbar o passaporte é grande, mesmo assim ficará difícil, porque acaba sendo toda despesa gasta do próprio bolso”, declarou.

O atleta lembrou ainda que a visão para o esporte ainda é muito limitada. “Aqui é muito mais incidente o problema do patrocínio, no sul e sudeste já existe uma cultura mais avançada em patrocinar atletas. Naquele momento, será a marca do patrocinador junto ao nome do atleta percorrendo distâncias”, afirmou. 

Quem achar que Valderes está aventurando, pode estar enganado. Ele é o atual campeão pernambucano de triatlon – categoria Elite. Ao perguntar o segredo para tanta disposição, ele declara que não tem privilégios sobre outros competidores por ser professor de química e entender dos processos metabólicos físicos. “Quem compete sabe muito bem que precisa se hidratar muito e está sempre revigorando as energias com carboidratos concentrados. Isso não é segredo”, concluiu.