A Justiça pernambucana determinou que o governo do Estado pague o tratamento de um jovem universitário que ficou tetraplégico após ser baleado durante uma tentativa de assalto no Recife. Desde que levou um tiro no ouvido, Marcos José de Oliveira, de 25 anos, respira com a ajuda de aparelhos.

Numa longa batalha judicial, a família de Marcos conseguiu uma decisão na Justiça que responsabiliza o estado pela falta de segurança. “A tese é que o estado responde objetivamente, independentemente de culpa pela sua inércia, omissão, pela sua negligência, pela sua ineficiência”, explicou a advogada da família, Luciana Browne.

O estado foi obrigado a fazer um depósito de 279 mil reais para pagar um dos maiores especialistas dos Estados Unidos. Ele virá ao Brasil para implantar um marcapasso no diafragma, que ajudará na respiração de Marcos.

A família aguarda agora o alvará do juiz para a liberação do dinheiro. Nesta terça-feira, o consulado brasileiro em Los Angeles informou que já foi autorizada concessão do visto para a equipe médica que vem ao Brasil fazer a cirurgia em Marcos.