Quando o assunto é a utilização de pesquisas com células-tronco embrionárias para descobrir tratamentos para doenças graves, aproximadamente 75% dos brasileiros concordam totalmente com liberação. Já 20% dos entrevistados afirmaram concordar parcialmente. O levantamento feito pelo Ibope, com amostragem nacional realizada entre os dias 24 e 29 de janeiro.

O Ibope entrevistou 1.863 homens e mulheres com idades entre 16 e 70 anos de todos os Estados e níveis de escolaridade – que variavam do ensino fundamental incompleto ao superior completo. A pesquisa foi encomendada pela organização não-governamental (ONG) Católicas pelo Direito de Decidir.

Na categoria religião, os católicos mantêm-se com os índices de aprovação de 75%. Já os Evangélicos, o índice cai, ficando em torno de 71%. Entre os entrevistados, 1.230 se disseram católicos e 386 evangélicos. Os dados foram divulgados na segunda-feira.

Amanhã, 05 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles contra a Lei de Biossegurança (nº 11.105), de três anos atrás, que permite o uso de células-tronco embrionárias em pesquisa e terapia. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou na sexta-feira que enviará carta ao STF pedindo o deferimento da ação.

Leia mais sobre o assunto:
– CNBB ataca aborto e uso de células-tronco
Utilização de células-tronco em Odontologia uma realidade bem próxima;
Embriões híbridos começam a ser utilizados em experiências no Reino Unido
Cientistas conseguem células de pele humana em células-tronco;