Uma pesquisa realizada pelo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, mostra que a maioria dos pacientes com problemas cardiovasculares é extremamente sedentária e acreditam que os medicamentos são suficientes controlar a cardiopatia.

O estudo realizado através de 28 questões elaboradas por nutricionistas do hospital Dante, foi respondido por 3.000 pacientes, com algum tipo de doença cardíaca, e apresentou índices que impressionam.

61% dos pacientes acreditam que o remédio sozinho resolve o problema da cardiopatia, 40% não consomem legumes e verduras diariamente, apenas 18% deles ingerem alimentos integrais e 51% são totalmente sedentários, além de consumirem produtos ricos em sódio e gorduras saturada e trans, vetados pelos médicos.

Para os que seguem orientações médicas, 45% relatam fazer exercícios três vezes por semana, enquanto o recomendado é de, no mínimo, 30 minutos de atividade física cinco vezes por semana.

Uma das soluções encontradas pelos pesquisadores é que os cardiologistas devem mudar a forma de orientar seus pacientes. "Estou cada vez mais abrindo grupos de discussão com os pacientes do que salas de atendimento individualizada. No momento que você reúne um grupo, há uma discussão de várias dúvidas que, numa relação entre o profissional e o paciente, às vezes não aparecem", explica o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, coordenador da pesquisa no Dante.