O governo municipal de Caruaru anunciou nesta terça-feira, 26, parceria com a empresa regional Monitore – Instituto de Estudos e Monitoramento de Impactos Ambientais. O objetivo é realizar ações de monitoramento de emissão de gases de efeito estufa durante as comemorações de São João.

De acordo com o prefeito do município, Tony Gel, todo o desgaste gerado pela festa será recompensado através de um estudo. Em seguida haverá o plantio de árvores no município. "O estudo abrange os 30 dias de festa. Vamos quantificar o total de gás carbônico gerado pela festa e neutralizar isto", declarou o prefeito. "O estudo vai definir quantas árvores devem ser plantadas", concluiu.

Todas as ações ambientais do município são baseadas na Agenda 21, como exemplo: a contrução do Aterro Sanitário, o saneamento de bairros, o início da recuperação da mata ciliar do rio Ipojuca, a criação do Fundo Sócio-ambiental de Caruaru, e projetos como "Lavar sem Sujar" (lavanderias) e "Plantar é Viver Melhor" (arborização urbana). Não foi divulgado o valor do investimento.