Aconteceu no último domingo, 24, o Congresso sobre Prostituição e Direitos Humanos do governo balear, entre as revelações do encontro está que as prostitutas brasileiras estão dominando o mercado de alto luxo nas ilhas mais exclusivas da Espanha.

Os relatórios do Congresso afirmam que oito entre dez mulheres que exercem a prostituição no arquipélago mediterrâneo de Baleares (que inclui Palma de Mallorca, Ibiza, Menorca e Formentera) são brasileiras.

Para os pesquisadores, a atividade movimenta por ano mais de 300 milhões de euros (cerca de R$ 760 milhões) apenas nas ilhas da região.

"Das espanholas que estavam na rua, passamos às sul-americanas que agora estão em prostíbulos de nível muito elevado em mansões com bares, piscinas e varandas com vista para o mar, entre outras comodidades, para captar uma clientela seleta e com capacidade econômica", declarou o diretor do Congresso Jaume Perelló, que é pedagogo da Universidade de Mallorca.

De acordo com o relatório, é possível contratar o serviço de acompanhantes de qualquer parte do mundo e marcar dia, hora, lugar, tipo de mulher e quaisquer detalhes de atenção de luxo através da internet. Nas ilhas espanholas, os prostíbulos são mansões – muitas de alto luxo, servidas de todo tipo de atenção cinco estrelas para a "clientela vip".

"Não podemos esquecer que esse fluxo é originado pela situação sócio-econômica dos países de origem dessas mulheres. As brasileiras se destacam por suas características físicas e personalidade”, afirmou Perelló, ressaltando algumas conclusões dos estudiosos.