A Organização das Nações Unidas, ONU, divulgou nesta sexta um relatório que alerta sobre a extinção da vida marinha em poucas décadas se a pesca intensiva, as mudanças climáticas, a acidificação da água, a poluição e o desenvolvimento litorâneo não forem combatidas.

O relatório "In Dead Water" ("Em Águas Mortas"), elaborado por uma equipe de cientistas por incumbência do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), cujo 10ª conselho especial termina hoje, em Mônaco, traça um panorama tenebroso.

De acordo com os cientistas, as águas estão mais ácidas do que há 65 milhões de anos, quando desapareceram os dinossauros. O documento ainda indica que a metade das capturas pesqueiras do mundo acontece em menos de 10% do oceano. É nesta área que se produz a maior parte da atividade biológica de espécies consideradas chave na cadeia alimentar.

Outro alerta apresentado no relatório é quanto às mudanças climáticas. "Com o aumento de 3 graus na temperatura das águas superficiais, mais de 80% dos corais – fundamentais na ecologia marinha – podem morrer em décadas, entre 80% e 100% em 2080", afirmou Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma.