Isso é o que estão tentando provar um grupo de pesquisadores alemães. De acordo com o estudo realizado na Universidade de Dusseldorf, cochilos de apenas seis minutos já bastam para melhorar o desempenho em testes de memória. A pesquisa indica que os voluntários que tiveram seis minutos de sono conseguiram se lembrar melhor das palavras.

Para o grupo, é possível que o momento em que as pessoas pegam no sono seja capaz de desencadear um processo no cérebro que é mantido, independente do tempo em que a pessoa fica acordada.

Para a comprovação do estudo, estudantes memorizaram uma série de palavras e depois, os voluntários tiveram um intervalo de uma hora antes de serem submetidos a testes de memória.

Durante o intervalo de uma hora, alguns dos estudantes tiveram permissão para dormir durante aproximadamente seis minutos. Os restantes tiveram que permanecer acordados.

Ao acordar, os estudantes que tiraram o cochilo tiveram um desempenho melhor no teste. Dezenas de outros estudos analisaram a relação entre sono e memória e apresentaram indícios de que o ciclo natural de sono e vigília tem um papel importante nesses processos.

Os cientistas acreditam que o processamento de memórias ocorre durante o sono profundo, uma fase que normalmente não começa até que a pessoa tenha completado 20 minutos de sono.

Para a comunidade científica, a revelação precisa de mais aprofundamento. Os resultados dos testes e todo o estudo foram publicados na revista New Scientist.