Nesta quarta-feira, 13, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista, declarou que a partir de maio, começará a fiscalizar os cursos de medicina que tiveram baixa avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O ministro lembrou que as visitas de especialistas sênior já começaram para os cursos de direito e pedagogia. “Trata-se de cumprir a lei, a lei que criou o Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior], que estabelece critérios de avaliação e de oferta de ensino. Nós temos interesse em que a oferta seja expandida, mas as condições de qualidade precisam estar asseguradas”, disse.

De acordo com o ministro, o Brasil já ocupa o 15º lugar em produção científica no mundo. “Imagine que são quase 200 países e ocupamos a 15ª posição. Podemos conseguir isso na graduação também. Mas temos, para isso, que fomentar a expansão,e cobrar qualidade”, reiterou. “Nosso objetivo não é ficar fechando vaga e assinando termo de compromisso que não vai ser cumprido. (…) Há penalidades mais brandas como a obrigação de contratar mais professores doutores ou reforçar o acervo bibliográfico. O objetivo é sempre o mesmo, garantir ao estudante o direito ao bom ensino”, concluiu.