Em nota divulgada hoje (11), a Polícia Federal (PF) alerta os internautas sobre mensagens eletrônicas que estariam sendo enviadas em seu nome nas últimas semanas. Na mensagem, o usuário é informado de que navegou em sites clandestinos e, por isso, está sendo aberto inquérito policial. O email pede para clicar em um link anexado à mensagem.

A PF lembra, na nota, que não envia mensagens eletrônicas para apuração de denúncias e nem para abertura de investigação. Acrescenta que o único contato com a instituição por e-mail é feito no endereço da Divisão de Comunicação Social (dcs@dpf.gov.br), que pode ser usado para encaminhamento de dúvidas, reclamações e sugestões.

A Polícia Federal orienta o usuário para que, ao receber a mensagem, repasse ao endereço dcs@dpf.gov.br. Em seguida, ela deve ser apagada para evitar que sejam instalados programas "maliciosos" no computador.

Com informações da Agência Brasil.

Algumas dicas para proteger seu computador contra vírus
– Tenha um bom software anti-vírus original instalado e atualizado com freqüência.
– Jamais execute programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis.
– Se a mensagem contém anexos (ou attachments, em Inglês), é preciso cuidado. O anexo pode ser um arquivo executável (programa), e portanto, pode estar contaminado. A não ser que você tenha certeza absoluta da integridade do arquivo, é melhor ser precavido e suspeitar. Não abra o arquivo sem antes passá-lo por uma análise do anti-vírus atualizado.