Uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, afirma que jovens que se reúnem em volta da mesa e fazem refeição em família estão menos propensos ao uso de drogas e envolvimentos sexuais de risco, além de ajudar a controlar o peso e levar aos bons hábitos dietéticos.

A pesquisa abordou mais de 4 mil jovens, com idade média de 15 anos, entrevistando-os sobre seus hábitos de vida, uso de drogas ou álcool, nível de auto-estima e depressão, além de suas notas na escola. Somente 28% dos entrevistados faziam sete ou mais refeições com a família durante a semana. Mais de 30% se reuniam com os outros membros da família duas vezes ou menos.

Os pesquisadores constataram que a prática de se fazer as refeições em família fornecem aos jovens rotina, consistência de comportamento e oportunidade para troca de informações e treinamento social. Outra descoberta é que o número de refeições com a família era inversamente proporcional ao consumo de álcool, cigarro, depressão e notas baixas na escola.

Os cientistas concluíram que a família é um ponto de segurança para os jovens e seu papel na educação e formação dos adolescentes deve ser discutido e incentivado.

Com informações do Portal G1.