Dentro das próximas semanas, um satélite de espionagem norte-americano deve se fragmentar ao cair sobre a Terra. Especialistas dos EUA afirmam que a queda não representará nenhum risco para os humanos.

A maior parte dos pedaços que sobreviverem ao calor da entrada na atmosfera devem cair nos oceanos, que cobrem três quarto da Terra, segundo Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Caso o satélite apresente algum risco durante sua trajetória descendente, os militares se pronunciaram avisando que podem usar um míssil para destruir o objeto que possui o tamanho de uma minivan.

Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono, disse que mais de 17 mil objetos de fabricação humana voltaram à atmosfera terrestre nos últimos 50 anos, sem nenhum incidente grave.

O satélite é uma peça considerada secreta, do Escritório Nacional de Reconhecimento, e foi lançado em 2006 da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, segundo quatro altos-funcionários que pediram anonimato.

Esse satélite, chamado L-21, está cerca de 280 quilômetros acima da Terra. Astrônomos norte-americanos e europeus estimam que ele está caindo cada vez mais rápido, a um ritmo atual de 8 quilômetros por dia.

Fontes indicam que milhares de objetos espaciais caem por ano na Terra, mas normalmente se espalham por enormes áreas, e nunca houve relatos de feridos, segundo duas autoridades norte-americanas.