Foi confirmado nesta segunda-feira, 28, o início da construção do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), considerado de ponta na área neuromuscular. A unidade irá desenvolver pesquisas associando a medição de força muscular com a chamada sensibilidade profunda, percepção que o corpo tem quando executa um movimento.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Laboratório vai ajudar no tratamento de fraturas graves e na reabilitação de pacientes que usam próteses, além de ser um importante centro de pesquisa com atletas.

"Será possível fazer simulações vendo, com detalhes, toda a estrutura do funcionamento do músculo esquelético, o que irá possibilitar um tratamento mais adequado. Além disso, vamos trabalhar ainda com atletas e bailarinos", disse o ministro.

Entre os anúncios do Into, está a aquisição de um equipamento de dinamômetro isocinético para testes, que também serão feitos com atletas. "Ao trabalharmos com um atleta, nós estamos analisando uma performance especial da musculatura, da enervação, criando um padrão de qualidade que poderá ser aplicado para os pacientes", explicou o diretor do Into, Francisco Matheus.

As obras da nova unidade do Into começam em março e que a inauguração deverá ser em 2010. De acordo com o ministro, isso irá possibilitar uma redução de três para um ano na fila de espera e triplicar o atendimento. Segundo dados do Instituto, atualmente existem cerca de 14 mil pessoas na fila de espera. A unidade realiza entre 50 e 60 cirurgias por mês.

Com informação da Agência Brasil.