Encontra-se em fase de testes na Inglaterra, o gel microbicida brasileiro capaz de inibir em até 95% a multiplicação do vírus da aids. Composto a base de algas marinhas, a nova medicação será uma das principais ferramentas nacionais para prevenção da doença.

Desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Ataulpho Paiva, o gel está sendo avaliado desde o início do mês no Saint George’s Medical School, de Londres, instituição especializada em testes em tecidos da região genital feminina, como a vagina e o colo do útero.

“A grande contribuição da Inglaterra é que eles estão trazendo uma técnica que nós não tínhamos, mas ela é simples e será facilmente realizada no Brasil”, disse a coordenadora do Laboratório de Virologia da UFF, Isabel Paixão, responsável pelos estudos que comprovaram o efeito das algas contra o HIV.

“A maior importância do gel é dar à mulher certa independência. Ela pode se prevenir mesmo se o homem não quiser usar camisinha”, destacou.

A cientista alerta, no entanto, que o gel não substituirá o uso de preservativos na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, já que sua ação protetora diz respeito apenas ao HIV. Em caso de resultado positivo, o gel poderá ser testado em mulheres a partir de 2009.

Com informações da Agência Brasil.