Às vésperas do 55º Dia Mundial dos Leprosos, a fundação francesa Raoul Follereau, revela um dado impressionante. A cada três minutos uma pessoa é contagiada no mundo com lepra, uma doença causada por um bacilo que pode ser curada em menos de um ano.

A aparição de manchas insensíveis na pele é o primeiro sintoma visível do mal. Provocada por um bacilo de evolução lenta e o período de incubação entre 10 e 20 anos, a lepra é pouco contagiosa, e é transmitido essencialmente pelas vias respiratórias.

O tratamento, realizado através da associação de três antibióticos, mata o bacilo, freia o contágio e cura o doente entre seis e 12 meses. Porém, se a doença for diagnosticada muito tarde o tratamento perde eficácia, como acontece com milhões de leprosos que ficam com seqüelas.

Mais de 14 milhões de enfermos foram curados nos últimos 25 anos, mas o número de novos casos continua sendo elevado, com mais de 265.000 vítimas em 2006, entre elas mais de 20.000 são crianças, ressalta a fundação Raoul Follereau.

A lepra segue presente em uma centena de países, incluindo o Brasil.