Quando chega o verão, chega também a necessidade da utilização de menos roupas e conseqüentemente uma maior exposição do corpo. Com isso vem a preocupação com a estética. Se você está com quilinhos a mais, não custa nada a prática de um exercício físico democrático e permitido para todos. Estamos falando da boa e velha caminhada.

Não importa se você está acima do peso ou não move um músculo desde o último verão. Não há nada melhor do que um passo depois do outro para equilibrar o corpo, devolver a energia e deixar a silhueta mais bonita.

A caminhada ajuda no emagrecimento e na correção da postura, libera endorfinas (substância química responsável pela sensação de bem-estar) e é ideal para ser praticada em todos os lugares e por todas as idades. Já a corrida, atividade aeróbica mais intensa, requer condicionamento físico e fôlego extras que a caminhada dispensa. Os resultados estéticos também são mais perceptíveis, como o fortalecimento da musculatura e a perda de peso.

Confira agora algumas dicas para não extrapolar nesse verão:
Alongamento
Antes de caminhar ou correr, é fundamental alongar músculos e tendões, para evitar estiramentos e dores.

Roupas e tênis
Use roupas leves, próprias para ginástica. Escolha tênis leves, com amortecimento para absorver o impacto. Se for correr, escolha um modelo com amortecedores reforçados. Caso a caminhada seja na parte fofa da areia da praia, os pés descalços são permitidos.

Alimentação
Nunca pratique atividade física com o estômago vazio. A regra são alimentos leves, ricos em nutrientes, como barras de cereais, frutas e laticínios.

Hidratação
Hidratar o corpo é fundamental. Se você for caminhar, beba água em pequenas quantidades ao longo do percurso. Para as corridas, recorra a um isotônico, que repõe os sais minerais perdidos durante a atividade.

Proteção solar
Filtro solar também é indispensável e aproveite para escolher os horários de sol mais fraco.

Orientação médica
A caminhada é livre para quase todos, até para hipertensos e diabéticos. Os cardíacos devem procurar uma orientação médica para que seja indicada o ritmo e a intensidade adequada.
Já a corrida requer um condicionamento físico um pouco melhor. Se você não pratica nenhuma atividade, comece caminhando. Correr pode provocar fadiga ou lesões.