Em entrevista no seu programa semanal de rádio, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu que não vai haver aumento de impostos em 2008 e destacou a criação de um programa de política industrial, que deve possibilitar a desoneração do setor e tornar mais efetiva a arrecadação.

O presidente ainda destacou que, em 2007, a arrecadação de impostos ultrapassou R$ 600 bilhões, valor atribuído pelo presidente ao crescimento econômico registrado no ano passado, além da criação da Super Receita – a unificação da Receita Federal e da Receita Previdenciária.

“Não queremos aumentar imposto, mas vamos aumentar a eficiência da arrecadação. Tem muita gente que não paga imposto e ainda se queixa que o imposto é alto. Então o que nós queremos é que todos paguem, porque, quando todos pagarem, aí todos podem pagar menos”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, o país tem a “combinação perfeita” para o crescimento econômico, o que garante um cenário positivo para 2008.

“Ora, se estamos com crescimento econômico no país, se as empresas tiveram mais lucros, se houve aumento salarial, houve combate à sonegação, abertura de capitais de empresas no mercado de ações, intensificação do controle sobre declarações, tudo isso contribui para a gente aperfeiçoar o sistema da arrecadação. Cresce a empresa, cresce a Receita. Cresce o número de empregos, cresce a Receita. É por isso que nós podemos falar que a economia brasileira vai continuar crescendo em 2008”.