Brasil pelo quinto ano entra na disputa da estatueta do Oscar na categoria melhor filme estrangeiro. O filme do cineasta Cao Hamburger, "O ano em que meus pais saíram de férias", foi escolhido como um dos nove finalistas às cinco vagas que vão para a cerimônia do mais importante prêmio do cinema mundial, no dia 24 de fevereiro, O Oscar 2008. A relação final será anunciada na próxima terça-feira.

O filme de Cao já deixou pra trás outros grandes favoritos como o francês Persépolis, premiado no Festival de Cannes de 2007. Esta é a quinta vez que o Brasil é representado na maior festa do cinema internacional. As outras foram com Central do Brasil (1998), O que é isso, companheiro? (1997), O quatrilho (1994) e O pagador de promessas (1962). O Brasil nunca levou o prêmio.

Além de O ano…, a lista mistura filmes de cineastas consagrados – Denys Arcand (A era da inocência, Canadá), Giuseppe Tornatore (A desconhecida, Itália), Andrzej Wajda (Katyn, Polônia) e Nikita Mikhalkov (12, Rússia) – com obras de nomes praticamente desconhecidos dos brasileiros – Stefan Ruzowitzky (The counterfeiters, Áustria), Joseph Cedar (Beaufort, Israel), Sergei Bodrov (Mongol, Cazaquistão) e Srdan Golubovic (The trap, Sérvia).

Outras notícias sobre cinema podem ser conferidas no Blog Cinema e Filosofia Blog Cinema e Filosofia .