O Prêmio Marta Rossetti Batista, que destina-se a premiar a melhor monografia de História da Arte e Arquitetura, escrita em português, sobre o período barroco e o modernismo no Brasil, está recebendo inscrição de trabalhos até 7 de fevereiro.

Poderão inscrever-se trabalhos inéditos escritos a partir de 2004. O autor do trabalho vencedor receberá R$ 40 mil, dos quais se deduzirá o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), e um troféu. O prêmio será bianual e as inscrições serão gratuitas.

Cada autor poderá inscrever quantas obras julgar conveniente, desde que atendam aos requisitos mencionados no regulamento do prêmio. As obras inscritas serão analisadas por um júri composto por três membros escolhidos pela família de Marta Rossetti Batista.

História da Arte e Arquitetura foram temas de pesquisas da professora Marta, morta no ano passado e que foi, durante a década de 1990, diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), instituição que promove o concurso de monografia.

Marta Rossetti Batista (1941-2007) destacou-se como historiadora de arte e museóloga, tendo grande contribuição para a história do IEB. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP em 1964, tornou-se docente do instituto em 1966, chegando ao cargo de vice-diretora em 1990 e diretora em 1994.

Em seus últimos anos no IEB dedicou-se a estudar a vida e a obra de Anita Malfatti, pesquisa que resultou na publicação Anita Malfatti no tempo e no espaço, vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Biografia em 2007.

Maiores informações: www.ieb.usp.br/premio ou telefone (11) 3091-3197.

Com informações da Agência Fapesp.