O Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca, termina o ano de 2007 contabilizando mais de 80 mil atendimentos, em 35 municípios do Estado de Pernambuco. Criado em 2001 pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Adotado pelo Ministério da Saúde, o programa, pioneiro no país, tem como objetivo oferecer gratuitamente exames de prevenção ao câncer de boca a milhares de cidadãos que não possuem acesso a tratamentos dentários e de prevenção a doenças.

Dos mais de 80 mil atendimentos realizados no Estado, a equipe do projeto Asa Branca constatou um índice alarmante. Aproximadamente, 20% da população apresenta algum tipo de lesão cancerizável. “Esse índice é bastante alto e, infelizmente, os fatores sociais são os principais responsáveis por essa triste estatística”, comenta o coordenador do Projeto, Uoston Holder.

O câncer de boca é causado, na maioria das vezes, por uso de próteses mal adaptadas, falta de higiene, tabagismo, etilismo e exposição ao sol, dentre outros. Só no Brasil, ele é responsável pela morte anual de três mil pessoas. O coordenador do Programa ainda destaca que o acompanhamento das doenças de boca deve ser feito periodicamente: “Só através do exame podemos identificar manchas negras, esbranquiçadas ou avermelhadas; endurecimentos; caroços; feridas; inchações; áreas dormentes; ou dentes amolecidos, que podem caracterizar alguma enfermidade”.

Após a identificação da lesão, o paciente é encaminhado para o tratamento gratuito que é feito na própria cidade ou nas clínicas odontológicas da Asces – única Instituição do Nordeste a possuir um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de nível III – tendo já recebido visitas e se tornado referência para pesquisadores e autoridades em sanitarismo de Cuba, Itália, Moçambique e Portugal.

O município que se interessar em receber a caravana da Asces deverá se responsabilizar pelo transporte, trajes específicos, alimentação para os 120 componentes da Faculdade e materiais destinados à realização dos exames, além de se comprometer em apoiar a instalação e funcionamento dos Centros de Referências. Outras informações podem ser obtidas através do telefone [81] 2103.2000 ou através do endereço eletrônico www.asces.edu.br.