A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta sobre as conseqüências o aquecimento global no planeta. Entre as principais mudanças sentidas, no Brasil, o prolongamento do período de calor no País está sendo responsabilizado pelo avanço de doenças como malária, cólera e dengue pelo mundo.

Tradicionalmente, os piores meses no combate à dengue no Brasil eram entre março e maio, quando as altas temperaturas e a umidade atmosférica criam situações propícias para a proliferação dos mosquitos. Mas, agentes de Vigilância Sanitária constataram um aumento a proliferação do mosquito, Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, em outras épocas do ano.

Para o virologista Hermann Schatzmayr, do Instituto Oswaldo Cruz, o clima realmente pode ser considerado como um inimigo a mais na luta contra o Aedes. "Infelizmente, a dengue conseguiu se espalhar de maneira forte por todo o ano. No Brasil, ela já está deixando de ser epidêmica para ser endêmica", afirma.

"A falta de informação de qualidade ainda impede o avanço na prevenção da dengue. É muito pouco eficaz o resultado obtido com campanhas de conscientização em jornais e TVs. A população responde muito melhor às visitas dos agentes de saúde, que indicam o que deve ser feito", afirma o virologista.

Com informações da Ambientebrasil.