Nas 119 sessões reservadas para votações entre seis de fevereiro e 12 de dezembro deste ano, no Senado Federal, uma triste constatação. Foram registradas 1.545 faltas totalizando uma média de ausências do conjunto dos senadores ficou em 16,05%. A pesquisa foi feita a partir de análise das listas de presença publicadas pelo Diário do Senado, que é o órgão oficial da Casa.

O senador mais assíduo neste ano foi Marco Maciel (DEM-PE), que compareceu a 113 das 119 sessões deliberativas realizadas até o último dia 12. Ele foi seguido de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Antônio Carlos Valadares (PSD-SE), Valter Pereira (PMDB-MS) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), de acordo com o levantamento.

Já o senador com o maior número de faltas foi o ex-presidente da república, Fernando Collor (PTB-AL), que compareceu a apenas 44 sessões deliberativas.

Em apenas dois momentos as sessões deliberativas conseguiram reunir todos os 81 senadores – as que livraram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) da cassação, segundo a pesquisa do Congresso em Foco.

Mais detalhes da pesquisa podem ser vistos no site Congresso em Foco.