Mesmo com o estado de saúde considerado muito frágil pelos médicos, o bispo Dom Luiz Cappio deve receber alta nesta tarde, 20. O religioso, que se mantém há 24 dias em greve de fome como forma de protesto contra o projeto de transposição do Rio São Francisco, passou mal ontem depois de receber a notícia de que o Supremo Tribunal Federal havia autorizado o início das obras do projeto.

Integrantes da igreja Católica e apoiadores da manifestação defendem que dom Cappio deveria prosseguir se alimentando de pão e água. De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta, o bispo foi internado com extrema fragilidade, dormiu algumas horas durante a noite e evoluiu bem. Ele está consciente, orientado e lúcido e se comunica sem problemas.

O senador Efraim Morais (DEM-PB), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (20), pediu que a imprensa não enfoque apenas o posicionamento contrário, como tem feito com a greve de fome do bispo dom Luiz Flávio Cappio, avesso à transposição. E anunciou que João Carlos Filho, um enfermeiro da cidade de Souza (PB), iniciou uma greve de fome para garantir a conclusão da obra – interrompida por liminar, que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal esta semana – e o caso não foi divulgado. A greve de fome se encerrou com a garantia de continuidade das obras.