Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, a Feira de Caruaru também se tornou objeto de estudo de um grupo de alunos de Direito da Asces. Desde março deste ano, oito discentes da disciplina ‘Economia’ estão desenvolvendo um projeto de extensão e pesquisa sobre as “Relações de Trabalho na Feira da Sulanca”.

Para a coordenadora da pesquisa, a professora Nadine Agra, a cidade de Caruaru tem esta peculiaridade de ter uma feira como um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico. “Passamos o primeiro semestre analisando como as pessoas se organizam e buscam a sobrevivência através das relações sociais no trabalho informal, a partir da feira”, declarou a docente.

A realidade, então encontrada pelos estudantes de Direito, causou diferentes reações, já que os mesmos não conheciam muitos dos aspectos que a Feira possui. “Ao vermos a Feira com a visão científica, passamos a percebê-la com suas relações antropológicas e, também, como ela se tornou o principal motivo do crescimento da região, formando uma sociedade independente e auto suficiente”, comentou Vinno Gomes, estudante do sexto período de Direito.

“Para esses alunos a experiência desse trabalho é muito enriquecedora, já que muitos deles têm envolvimento familiar com a própria feira. Além do que este trabalho promove a ampliação do conhecimento visto em sala de aula”, concluiu a docente Nadine Agra.

Os primeiros resultados desta pesquisa já foram apresentados em forma de artigo no ‘X Congresso de Direito da Asces’. De acordo com a docente, o término da pesquisa está previsto para o segundo semestre de 2008.