Foi anunciado a instalação de uma nova fábrica de vacinas em Pernambuco. A empresa Novartis comunicou ao presidente da república a decisão e pretende trazer para o Nordeste um novo pólo biotecnológico, reduzindo desigualdades e se caracterizando o primeiro empreendimento desse porte, para a área da saúde, que utiliza tecnologia de ponta, fora do eixo Rio, São Paulo, Minas.

A informação que foi dada durante solenidade no Palácio do Planalto teve a participação do ministro da Saúde, José Gomes temporão, que comemorou a notícia. “A decisão da Novartis é extremamente significativa para o Brasil, que concorria com outros países como Cingapura, Itália e Índia”, afirmou

A previsão é que a fábrica entre em funcionamento até 2012. O investimento previsto é da ordem de U$ 500 milhões. Temporão explicou que, embora a planta esteja voltada, principalmente, para a exportação, parte da sua produção será utilizada no mercado interno, possivelmente no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

“O Brasil passa, atualmente, por uma vulnerabilidade em sua política de saúde. Importamos mais que exportamos. A balança setorial da saúde, em 2007, será negativa em U$ 5 bilhões”, alertou Temporão. Ele acredita que a fábrica da Novartis venha minimizar o impacto e reduzir o déficit na balança.

Além da implantação da nova fábrica, está prevista a transferência de tecnologia entre Novartis e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Por meio da sua unidade de produção de vacinas – a Biomanguinhos- a Fiocruz vai começar a produzir, futuramente, no Brasil, imunobiológicos cuja tecnologia é de propriedade Novartis.

Com informações do Ministério da Saúde.