Foi divulgado na manhã desta terça-feira, 13, a pesquisa de opinião pública realizada pelo DataSenado, que divulga o índice dos entrevistados que concordam com o projeto de lei aprovado pela Casa para ampliar de quatro para seis meses a licença-maternidade.

80% dos entrevistados apóiam o projeto e 76% dos ouvidos pelo DataSenado entendem que o bebê será o principal beneficiado com esse projeto, que ainda precisa da aprovação da Câmara para ser sancionado. Apenas 14% consideraram que a mãe é que será a principal beneficiária.

O presidente interino do Senado, Tião Viana, defendeu o projeto declarando: "Quando uma Nação é capaz de assegurar abrigo digno a uma criança, ela está à altura do seu tempo e dos seus desafios".

“Todos sabemos que o indicador da integridade moral de uma Nação é aquilo que se faz pela criança. E essa matéria é um abraço afetuoso, de muita proteção, do Senado para a criança brasileira”, acrescentou o presidente interino.

Em declaração, Viana diz esperar humildade da Câmara. “Esse projeto diz respeito a um traço da integridade moral da Nação. E quando se vê um projeto construído como este, não é cabível que a Câmara, por vaidade, queira protelar a matéria. Então tenho certeza de que o bom senso, a sensibilidade do presidente Arlindo Chinaglia estarão à altura de fazer com que a Câmara tenha a humildade de aprovar essa matéria, a fim de que ela se torne um beneficio imediato à sociedade brasileira, especialmente às crianças, às mães e aos pais do Brasil”, concluiu.

A pesquisa realizada com 813 pessoas que têm telefone fixo foi realizada em várias capitais brasileiras.

A pesquisa foi entregue aos senadores Patrícia Saboya (PDT-CE), autora do projeto, e ao senador Paulo Paim (PT-RS), relator na Comissão de Direitos Humanos. Segundo a pesquisa, dos 813 entrevistados, 80% são a favor da licença de seis meses e 13% são contrários à proposta.

A proposta foi aprovada pelo Senado, em caráter terminativo, no dia 8 de outubro e além de ampliar a licença maternidade, o projeto torna facultativo ao empresário a concessão da ampliação da licença e também concede incentivos fiscais às empresas que permitirem os seis meses da licença.

Com informações da Agência Senado.