Uma parceria firmada entre o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, e o Governo Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC pretende a instalação de uma Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática (EMA). Com essa inauguração, Caruaru passará a fazer parte de uma malha de 500 estações congêneres em todo o país e a integrar o Sistema Internacional de medição climatológica.

O equipamento orçado em US$ 40 mil é constituído basicamente de um anemômetro, que mede a direção e a intensidade do vento; um pluviômetro para medir a precipitação das chuvas; um diamômetro que registra as ondas eletrônicas emitidas pelos raios solares. “O coração da estação é o “data logger’, unidade de memória central computadorizada que processa os dados coletados e os repassa ao Satélite Brasilsat, através de uma antena do tipo Autotrac”, explica o major Evandro Maciel, coordenador do COMDEC.

A estação deverá funcionar no Hipódromo de Caruaru, onde as obras de beneficiamento e adequação do local já foram autorizadas pelo prefeito Tony Gel e devem ter início na próxima semana. A localização da EMA fica situada na cota de 600 metros acima do nível do mar, podendo captar dados num perímetro de 50 quilômetros.

Todas as informações da Estação poderão ser acessadas através do site do INMET .

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC/COMDEC.