Tem início nesta segunda-feira, primeiro de outubro, a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Simultaneamente em mais de 100 cidades do país a 4ª Semana traz neste ano o tema Planeta Terra, o objetivo da feira é mostrar as tecnologias sociais que têm mudado a vida dos brasileiros em todas as regiões.

De acordo com o ministério, todas as regiões do país já têm a sua programação, que está disponível no site www.semanact.mct.gov.br.

Em Caruaru, a semana acontece no Pólo Comercial da Cidade que receberá a Caravana da Ciência na sexta-feira, 05. A caravana é formada por sete microônibus provenientes do Espaço Ciência, Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e Prefeitura do Recife. Nas andanças, itinerantes, realiza exposições e experimentos científicos como forma de estimular o interesse de crianças, adolescentes e adultos pelo conhecimento científico.

"No Brasil, não existe uma tradição de se fazer ciência e tecnologia, isso é uma coisa nova entre nós. Começamos a formar pesquisadores há menos de 40 anos Assim, o objetivo da Semana Nacional de C&T é fazer com que a sociedade brasileira veja que nós também podemos fazer ciência", disse o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante a abertura da Semana, em Recife.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior participa da 4ª Semana com a promoção de 11 atividades na área de saúde. Entre palestras e oficinas, os participantes poderão conhecer mais sobre Gravidez na Adolescência; Tabagismo; Coleta seletiva; Doação de Leite Materno; Prevenção do Câncer da Mama e do Colo do Útero; além da Realização de exames clínicos; prática de Rapel; e Avaliações Físicas e Orientações de Exercícios. Todas essas ações também fazem parte do Dia da Responsabilidade social oferecido pela Asces.

“Relacionados ao Direito teremos apresentações de painéis sobre responsabilidade Ambiental e Gestão das Águas e Cidade Saudável, teremos também a exibição do filme ‘Uma Verdade Inconveniente’, de Al Gore; além da apresentação de trabalhos científicos e prestação de serviços à comunidade com orientação ao Direito do Consumidor”, disse o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito, Edmilson Maciel.