A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última quarta-feira, 12, o número de pessoas contaminadas pelo vírus Ebola. De acordo com a OMS, pelo menos 116 pessoas morreram na província congolesa de Kasai Ocidental.

Segundo o Ministério da Saúde do Congo, o surto está localizado nas cidades de Mweka e Luebo, na província de Kasai Ocidental. Em declaração, o ministro congolês da Saúde, Victor Makwenge Kaput, disse que os 116 falecimentos, de um total de 289 infectados, ocorreram entre 1º de maio e 1º de setembro de 2007.

A OMS afirmou que não há necessidade de impor restrições de viagem para o país ainda, mas os países vizinhos demonstraram estar preocupados com a situação na República Democrática do Congo. Um alerta vermelho foi emitido para os postos de fronteira para uma maior atenção aos sintomas da doença.

Vários povoados estão sob quarentena, e o surto está sendo considerado o pior dos últimos tempos. As conseqüências devem durar vários anos mesmo que ele seja contido. Acredita-se que o Ebola seja transmitido através do consumo de carne de animais selvagens e pelo contato com sangue e secreções de pessoas infectadas.

Identificado pela primeira vez em 1976 no norte da República Democrática do Congo, perto de um afluente do rio Congo chamado Ebola e que deu nome à doença. O vírus provoca uma febre hemorrágica altamente contagiosa.

Existem algumas variedades da doença, e a mais mortífera é a chamada Ebola-Zaire, que se localiza no Congo e que provoca a morte de 90% dos infectados, pois não tem cura nem tratamento.