Por ocasião do Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou, nesta segunda-feira, 10, que cerca de 3.000 pessoas cometem suicídio diariamente no mundo. Os dados informam que a cada 30 segundos uma pessoa se mata e que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam e fracassam.

De acordo com a agência da Organização das Nações Unidas, ONU, as estimativas revelam que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada, além do que o suicídio é atualmente a terceira causa de mortalidade entre os 15 e os 34 anos, se bem que a maioria dos suicídios é cometido por adultos.

"A porcentagem de suicídios aumentou de 60% no mundo durante os últimos 50 anos e o aumento mais forte foi registrado nos países em desenvolvimento. O trauma emocional que causa um suicídio no meio da família ou dos amigos do suicida, seja fracassado ou concretizado, pode durar vários anos", acrescentou a organização.

A OMS e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (AIPS) ressaltaram a importância de reforçar todos os programas para identificar e prevenir o comportamento suicida. As duas entidades buscam garantir que o suicídio "não continue sendo visto como um fenômeno-tabu, ou um resultado aceitável de crises pessoais ou sociais", mas como "uma condição de saúde influenciada por um ambiente psicológico-social e cultural de alto risco".

Em 2006, a OMS divulgou pesquisas apontando que o fator que mais predispõe ao suicídio é a depressão, mas que muitos outros aumentam a propensão, como transtornos bipolares, abuso de drogas e álcool, esquizofrena, antecedentes familiares, contextos socioeconômicos e educacionais pobres ou uma saúde física frágil.