A falta de orientação profissional, a maior adesão e o início da prática esportiva cada vez mais cedo são alguns dos fatores que contribuem para o aumento no número de casos de lesões no joelho em jovens a cada ano.

Um estudo do Centro de Pesquisas em Traumas do Esporte de Oslo, da Universidade de Esportes e Educação Física da Noruega, apontou que os ferimentos do esporte representam algo entre 10 e 19% de todas as lesões agudas tratadas em departamentos de emergência.

O levantamento acompanhou 120 times de handebol daquele país e reuniu 1.837 atletas com idade entre 15 e 17 anos. O estudo concluiu que um programa de aquecimento adequado pode reduzir em até 50% os riscos de lesões de tornozelo e joelho, que são as mais freqüentes.

Para a Fisioterapeuta desportiva Carla Fabiana Toscano, professora da Asces, a sobrecarga desportiva em crianças e jovens prejudica no desenvolvimento. “Todos os tendões e ligamentos possuem determinadas cargas de uma proteína, colágeno e elastina, que quando expostas a uma sobrecarga deixam os tecidos mais vulneráveis a lesões”, disse a Fisioterapeuta.

Para a realização de alongamentos é importante saber explorar os limites de amplitude dos músculos e articulações. Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões.

Deve ser sustentado de 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor.

De acordo com especialistas o ideal é combinar a prática do alongamento a uma atividade aeróbica, como, por exemplo, a caminhada.