A revista ‘New Cientist’ publicou um artigo que diz que a exposição aos sinais de telefonia móvel durante apenas cinco minutos pode estimular um processo de divisão celular. O que, de acordo com os pesquisadores pode acontecer de forma natural no crescimento ou rejuvenescimento do tecido humano ou pode ter influência no desenvolvimento de um câncer.

De acordo com o estudo dirigido pelo professor Rony Seger, pesquisador do Instituto Weizmann de Rehovot, Israel, após a exposição de cinco minutos à radiação eletromagnética com uma freqüência semelhante à emitida pelos celulares, os pesquisadores identificaram a produção de quinases (tipo de enzima) reguladas por sinais extracelulares (ERK1/2), substâncias químicas naturais que estimulam a divisão e o crescimento das células.

"A importância real de nossa descoberta é que as células não são imunes à radiação dos telefones celulares, embora não estejam expostas a um aumento de temperatura", diz o professor Seger, citado hoje pelo jornal "Daily Telegraph".

"Utilizamos níveis de radiação equivalentes a um décimo dos gerados por um celular comum e constatamos que as mudanças não se devem ao aquecimento", afirmou o cientista.

Segundo Graham Philips, do Powerwatch, um grupo que analisa o risco potencial dos telefones celulares, as diretrizes oficiais sobre o uso dos aparelhos indicam que a saúde só pode ser atingida em caso de grande aumento da temperatura do tecido humano."O novo estudo indica, no entanto, que as reações também acontecem sob o efeito de radiações de nível baixo, o que pode ter implicações para a saúde", ressaltou Philips.

Com informações de Agências.