O Instituto Nacional do Câncer, Inca, promove hoje uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na ocasião será divulgada uma pesquisa inédita sobre tabagismo realizada com universitários da área de saúde.

A pesquisa Vigilância de Tabagismo em Universitários da Área de Saúde verificou o percentual de estudantes que é fumante e seu conhecimento sobre a legislação relacionada ao controle do tabagismo.

Também em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, foi lançado a campanha ‘Ambientes Livres do Tabaco’. A iniciativa tem com o objetivo de conscientizar e mobilizar prefeituras, governos e a sociedade para a importância de proibir cigarros em locais públicos fechados.

No Recife, uma carreata pelas principais ruas e avenidas dos seis Distritos Sanitários da cidade dita o slogan da Política de Controle do Tabagismo do município – Sem Fumar Por Uma Vida Melhor -, a mobilização será conduzida pela Frevioca do Recife e contará com a participação dos atletas pernambucanos medalhistas do Pan e do Parapan 2007.

A proibição está definida no segundo artigo da Lei 9.294, de 15 de julho de 1996, que ressalva o uso de “área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente”, os fumódromos.

Dificuldade
Um dos grandes problemas brasileiros no combate ao fumo é que o Brasil tem o título de maior exportador de tabaco do mundo e o segundo maior plantador do planeta. “Não foi fácil no Brasil implementar essas políticas. E nem é fácil resolver o problema dos agricultores, principalmente os pequenos, explorados pelas indústrias", o diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Santini.