Ficou mais perto da ciência ajudar vítimas de infarto ou de insuficiência cardíaca. Um grupo de cientistas dos Estados Unidos conseguiu reparar corações danificados de ratos usando uma injeção de células produzidas a partir de células-tronco.

Os pesquisadores desenvolveram uma nova técnica para implantar células musculares cardíacas – chamadas cardiomiócitos – produzidas a partir de células-tronco. Os estudos com células-tronco indicam que elas possuem a capacidade de se transformar em outros tipos de células que compõem tecidos e órgãos.

Com a utilização de um coquetel de substâncias que reduziram a morte dos cardiomiócitos, os cientistas conseguiram com sucesso a produção de células cardíacas e diminuíram a incidência de morte dessas células após o implante.

As células foram implantadas em corações de ratos quatro dias após ataques cardíacos e ajudaram a reconstruir os tecidos danificados do órgão e a melhorar a função cardíaca dos animais.

O artigo foi publicado na revista científica Nature Biotechnology e a estimativa é que os testes da técnica em seres humanos poderiam começar em dois anos. Os responsáveis pela pesquisa são da Universidade de Washington e da empresa californiana de biotecnologia Geron.