Seguem até 28 de setembro, o prazo para as inscrições do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Com o Fies o universitário pode financiar até 50% do valor da mensalidade a uma taxa de juros de 3,5% ao ano para licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos, e 6,5% para os demais. Podendo se inscrever apenas o estudante que estiver regularmente matriculado em curso de graduação em instituição de Ensino Superior cadastrada no programa.

A classificação dos candidatos ao financiamento tem por base critérios socioeconômicos. Candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou que ainda não possuam curso superior completo também ganham prioridade na pontuação. Outro critério adotado para melhorar a pontuação é o aluno não habitar em casa própria.

Alunos que já tem bolsa de 50% no Prouni (Programa Universidade Para Todos) também pode participar do Fies. Neste caso, até 25% do restante da mensalidade pode ser financiado e as inscrições vão de 4 a 16 de outubro. Universitários interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do programa e entregar o protocolo na instituição de ensino superior. A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita no dia 22 de outubro e as inscrições serão feitas exclusivamente via INTERNET, nestes sites www.caixa.gov.br/fies e www.mec.gov.br/fies.