Foi inaugurada na última quinta-feira, 23, a sede da Secretaria Seccional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, em Caruaru. A solenidade foi marcada pela presença do presidente da sociedade Dr. Marco Antônio Raupp. Com a inauguração da secretaria no município, Caruaru passa a ser a terceira cidade localizada no interior dos Estados a ter uma Secretaria do SBPC, fato que acontece em Londrina – PR e em Campinas – SP. O portal Asces entrevistou o Físico e PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, o gaúcho Marco Antonio Raupp, presidente nacional da SBPC.

Portal Asces – Recentemente, o senhor foi eleito presidente da SBPC. Quais são os planos da entidade para os próximos dois anos?

Marco Antonio Raupp – Vamos atuar em várias áreas. Uma delas é a superação das desigualdades regionais nos investimentos em Ciência e Tecnologia e isso que justifica, inclusive, a política nossa de ampliar as estruturas da SBPC, criando novas seccionais para termos mais capilaridades e atuarmos em todo os rincões do país em busca de mais investimentos em tecnologias.

Portal Asces – Quando o senhor assumiu a presidência nacional do SBPC quais foram as principais dificuldades encontradas?

Marco Antonio Raupp – Não encontramos grandes dificuldades. Todo o trabalho de uma nova diretoria é dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos. Não existem grandes divergências em como vamos atuar. O cientista muito racionalista procura tratar suas questões com frieza e conseguimos superar muitas dificuldades assim. As principais dificuldades nossas são de trazer mais gente para trabalhar, mas isso aos poucos vamos superando.

Portal Asces – Como a SBPC seccional Caruaru pode contribuir para o progresso da C & T?

Marco Antonio Raupp – Trazendo para a discussão das políticas de ciência e tecnologia todas as pessoas interessadas, professores, estudantes, pesquisadores e amigos da ciência, criando esses fóruns de discussão podemos trazer novas idéias para o desenvolvimento de novas políticas e novas ações para o desenvolvimento do país.

Portal Asces – Os recursos destinados à pesquisa para o Norte e Nordeste são menores dos que são enviados para o Sul e Sudeste?

Marco Antonio Raupp – Sim. No entanto, temos que ampliar a atuação das organizações dedicadas à ciência e tecnologia das universidades nessas regiões. Capacitando e incluindo mais professores, mais pesquisadores nessa atividade, assim, naturalmente com mais pesquisas e pesquisadores teremos plenas condições obter mais recursos para as regiões menos favorecidas.

Portal Asces – O Brasil passou para a 15ª posição no ranking mundial de publicação de artigos científicos, mesmo com dificuldades orçamentárias em investimentos. O que fazer para melhorar a produção científica e dar um maior destaque para a Ciência e Tecnologia?

Marco Antonio Raupp – Existem recursos disponíveis, o que deve ser feito é criar estruturas para mostrar caminhos que podem ser seguidos por grupos de pesquisadores das regiões. O que faltava era iniciativas como esta. Esperamos que a seccional Caruaru, como outras possam desenvolver projetos e continuar com a produção científica do país trazendo recursos e ampliando a produção científica.