Com 228 medalhas, sendo destas, 83 de ouro, os para-atletas brasileiros mostraram o verdadeiro espírito de competição e provaram que diferenças físicas não comprometem o desempenho e o esforço dedicado aos jogos. O segundo colocado geral na competição foi o Canadá com 49 ouros e 112 medalhas no total. Os Estados Unidos e México empataram no terceiro lugar com 117 subidas ao pódio e 37 ouros cada.

A campanha brasileira foi longe em esportes individuais. A modalidade recordista de medalhas foi a Natação com 107 premiações, das quais 39 foram de ouro. Seguido do atletismo, com 25 ouros de 72 medalhas no total. Entre as mais emocionantes disputas, fica na lembrança a partida entre Brasil e Argentina na final do futebol de cinco. O Brasil levou a melhor e a partida terminou em um a zero para os brazucas.

No vôlei sentado, a seleção canarinha repetiu a final do Pan: venceu os EUA na final, por três sets a dois. Apenas no basquete o time Brasil não mostrou sua superioridade. A única medalha nacional veio com o bronze da seleção masculina, já que o time feminino foi derrotado na semifinal. O consolo é a classificação para Pequim, que está assegurada.

“Queria enaltecer os atletas pela garra e a perseverança. Foi um orgulho e uma emoção para nós receber vocês. Buscamos inspiração em vocês, atletas, e conseguimos novamente. Voluntários, obrigado pela enorme dedicação. Obrigado também ao povo do Rio, que recebeu os Jogos com todo o carinho”, declarou o Presidente do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos e Jogos Parapan-americanos Rio 2007, Carlos Arthur Nuzman, antes de pronunciar a mesma frase com que encerrou seu discurso nos XV Jogos Pan-americanos: “Missão cumprida!“.