O ParaPan-Americano é considerado o maior evento esportivo para deficientes e é a maior prova de integração entre atletas e nação. Reunindo Mil e trezentos atletas de 25 países em dez modalidades esportivas.

A cerimônia de abertura, aconteceu no último domingo, 12, e começou com a apresentação do Hino Nacional pelo bandolinista Hamilton de Hollanda.

Na sequência, entraram os representantes das delegações que vão participar do evento esportivo, também ao som de samba. O grupo de 239 atletas brasileiros foi o último a entrar, ao som da música Brasileirinho. Eles levavam dezenas de bandeiras do Brasil e foram saudados com entusiasmo pelo público. Depois, teve a apresentação dos bailarinos da Companhia de Dança Dani Lima, que foi acompanhada pela coreografia de voluntários.

O ministro do esporte, Orlando Silva, lembrou que a boa realização dos jogos será importante para a candidatura do Brasil à sede das Olimpíadas e das Paraolimpíadas de 2016.

A pira do Parapan foi acesa pelo atleta Luiz Cláudio Pereira. Nas Para-Olimpíadas de Seul (Coréia), ele ganhou três medalhas de ouro no atletismo (lançamento de disco, dardo e peso), estabelecendo três recordes, sendo dois mundiais.

A Capital do Agreste, Caruaru, está bem representada na competição. O halterofilista caruaruense Esnande Quirino da Silva, de 32 anos, será o único pernambucano a participar das provas de levantamento de peso. Atleta da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru, Apodec, Esnande disputa as provas da categoria até 52 kgs.  Esnande é o atual recordista brasileiro em sua categoria .

Na última edição do ParaPan-Americano o campeão geral da competição foi o México com 121 medalhas de ouro e 307 no total. O Brasil veio em segundo com 92 douradas e 180 medalhas no total. Em 3º ficou a Argentina com 62 ouros e os Estados Unidos em quarto com 24 primeiros lugares.