Começou no Brasil uma campanha de conscientização dos profissionais de estética e cabeleireiros em relação ao uso correto de alisantes. O motivo é a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, sobre a utilização de formol em alisamentos capilares.

A alegação é que em contato com o couro cabeludo, essa substância pode causar uma série de danos à saúde, como irritação da pele, queimaduras e intoxicação. No entanto, alguns salões de beleza do país utilizam ilegalmente o produto, expondo o consumidor a inúmeros riscos.

Como parte da campanha vai haver a distribuição de fôlderes  e adesivos com o alerta dos perigos da utilização de formol e a proibição do uso em alisantes.

Em março a mídia acompanhou o caso da dona de casa Maria Eni da Silva, de 33 anos, três dias após um tratamento para alisar o cabelo levantou a suspeita de que a causa possa ter sido a aplicação de formol e cremes para fazer a chamada escova gradativa.

Conheça alguns perigos do contato com o formol.
 
Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras. 

Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
 
Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
 
Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.