Nesta segunda-feira, primeiro de agosto tem início a 16ª Semana Mundial da Amamentação. Com o tema ‘Amamentação na primeira hora, proteção sem demora’, a campanha se estende até o próximo dia sete e pretende mostrar a necessidade de proteger as crianças com um remédio que é de graça e só faz bem. O leite materno.

Nesse período, mais de 120 países vão chamar a atenção para a importância de se iniciar o aleitamento materno o mais precocemente possível. Isso porque, ele (o leite), é responsável pela liberação de nutrientes fundamentais e anticorpos aos recém-nascidos, como explica a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Graciete Vieira.

“O leite humano é um alimento vivo. Ele tem uma grande quantidade de imunoglobulina – a que protege as mucosas da criança e as vias respiratórias. Então, crianças que mamam no peito têm menos infecções respiratórias, menos diarréia e menos infecção urinária”. Além disso, a médica explica que o leite materno protege contra doenças do futuro, como diabetes e obesidade, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento. A amamentação também garante ao bebê proteção contra doenças diversas e à mãe menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto.

O Brasil tem a maior rede de bancos de leite materno do mundo, com 177 unidades em todo o país.