Pensando em demonstrar resultados de pesquisas à velocidade da Internet, pesquisadores da equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), criaram uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos, desenvolvida pela foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A ferramenta, chamada de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino e pesquisa realizadas em todo o país. Os conteúdos multimídias podem ser inseridos e acessados pela internet a partir de ferramentas de armazenamento, busca, indexação e transmissão.

A responsável pelo projeto a professora Regina Melo Silveira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Gerência de Vídeo (GTGV) do Larc explicou a necessidade da criação. “Esse tipo de vídeo não é produzido por diversão e sim para demonstrar resultados de pesquisas”, destacou.

O interesse dos pesquisadores é qie até o fim do ano, a ferramenta possa ser distribuída como software livre para qualquer instituição de ensino e pesquisa no país, pública ou privada.

Ao todo, sete servidores estão disponíveis para gerenciar a distribuição dos vídeos, mas a meta em curto prazo é de ampliação da infra-estrutura para mais de 20 servidores. O projeto dos servidores de transmissão é conduzido em parceria com docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mais informações: http://video.rnp.br